Pesquisa aponta que a prática da inovação alavanca desempenho de franquias no Brasil

Estudo mostra que 91% das franqueadoras investiram em atividades inovadoras. Destas, 50,7% afirmam que ampliaram sua participação no mercado e 43,1% aumentaram sua rentabilidade

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) e, baseada em metodologia desenvolvida pela Fundação Dom Cabral (FDC), divulgou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. O levantamento revela que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios. Ainda quanto às iniciativas criativas que levaram à inovação, 45% das empresas implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na empresa. “A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual, da Internet das Coisas, etc. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual, da Internet das Coisas, etc. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”

Rentabilidade e Desempenho

A pesquisa ABF/CNS revela que, apesar da crise, as franquias mantiveram os investimentos em inovação, o que se mostrou fundamental para a manutenção do crescimento e rentabilidade dos negócios. Do total de empresas respondentes, 50,7% concordaram plenamente e 28,7% parcialmente que a inovação ampliou sua participação no mercado. Já para 43,1% delas, houve plena concordância de que as iniciativas inovadoras aumentaram sua rentabilidade, enquanto que 41,8% concordaram parcialmente com essa afirmação. “Esses resultados nos mostraram que para inovar as redes entenderam que era preciso continuar a investir na eficiência das operações, na adoção de novas técnicas de gestão, novos modelos de negócio e canais de venda, dentre outras ações, o que ficou muito em linha com outras pesquisas e iniciativas desenvolvidas pela ABF para fomentar o crescimento sustentável do mercado de franquias no Brasil”, observa o presidente da ABF.

O levantamento também indicou que os esforços em inovar trouxeram expressivos avanços para as franqueadoras respondentes no biênio analisado (2014-2016): 56,7% concordaram plenamente que houve melhoria na qualidade dos serviços prestados e para 54,4%, a inovação ampliou sua capacidade de prestar serviços.

Estrutura e Processos

O estudo revelou, ainda, que as redes de franquias têm uma grande oportunidade para investir mais em estruturas de desenvolvimento: 50,5% das empresas respondentes possuem um responsável pela gestão da inovação e 42,5% delas dispõem de um centro de P&D. Porém, por sua característica colaborativa, ser estruturado em rede, promover a troca constante de informações entre franqueador e franqueado, o franchising mantém o motor da inovação em marcha interagindo com seus públicos.

 As parcerias estratégicas que levem à inovação, iniciativas comuns no franchising, são de grande relevância para o setor. Essas parcerias envolvem desde fornecedores, concorrentes e até consumidores. É o caso, por exemplo, de ações como cliente oculto, parcerias entre redes (aliando marcas e produtos em promoções e outras ações de vendas), aproximação com startups, etc. Ou, investimentos em centros de treinamento com metodologia inovadora e diferenciada, como é o caso do ‘test drive’ de franqueados implantado pela Ùnico Asfaltos, que coloca grupo de franqueados durante 40 dias desenvolvendo o dia a dia de uma operação completa, tudo com a supervisão e participação ativa do franqueador. No processo, os franqueados mantém uma rotina de lições e avaliações, que passam pelo aspecto operacional, administrativo, jurídico e comercial. “Ensinamos desde a fabricação do asfalto até o fechamento de negócios com os clientes. Com a proximidade da franqueadora, valorizamos o humano e o físico, em um modelo de aprendizado intensivo e de imersão. É uma oportunidade de o parceiro sentir se é aquilo que realmente espera do negócio”, afirma o fundador Jorge Coelho. Além do método inovador de treinamento, os interessados em adquirir uma unidade podem fazer um ‘test-drive’ de um dia no local.

Tecnologias

Quanto ao uso das tecnologias de informação (TI) com o objetivo de inovar, as redes pesquisadas direcionaram volumes de investimento relativamente maiores aos sistemas de armazenamento e computação em nuvem. 33% revelaram ter altos investimentos em tecnologias online-to-offline (O2O). Já os sistemas avançados de robótica e machine learning receberam menos recursos, mas têm um potencial de impacto maior no médio e longo prazo. 

A 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras foi feita por amostragem, envolvendo 198 redes respondentes. Um amplo questionário para investigar o processo de inovação em diversos setores da economia foi adequado, pela ABF, ao setor de franquias e a aplicação da pesquisa foi feita por meio de seu sistema de inteligência de mercado. 

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