Desemprego enaltece busca por franquias baratas e lucrativas

 

turismo é um dos segmentos com maior força no Brasil. O resultado dos seus desdobramentos se reflete até mesmo no empreendedorismo, que pega carona no setor e deslancha ano após ano. O franchising, por exemplo, é um sistema que sempre apresenta bons números vinculado ao turismo.

 

Dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) evidenciam essa realidade. De acordo com a pesquisa, Hotelaria e Turismo, apresentou o 2º maior faturamento (14,6%) no segundo trimestre de 2018 em comparação a 2017.

 

A ABF aponta que contribuíram para este desempenho parcelamentos e promoções promovidas pelas redes de franquias para manter suas vendas. A elevação do dólar impactou as empresas, porém ela foi parcialmente compensada pela venda de pacotes e destinos nacionais.

 

Influências externas

 

Henrique Mol é diretor executivo da Encontre Sua Viagem, franquia especializada em serviços de turismo. Para ele, questões de promoção e parcelamento, de fato, foi uma opção que deu uma alavancada na venda dos serviços. “Estamos adotando essa medida desde o ano passado. Por conta da economia, essas estratégias foram essenciais para motivar o brasileiro a viajar”, explicou.

 

O empresário conta que as viagens não deixaram de acontecer, o que aconteceu é que houve uma adaptação. Hoje os destinos mais procurados são nacionais ou em países vizinhos - principalmente a Argentina e Chile - os dias de viagens diminuíram e a data está sendo planejada com bastante antecedência.

 

“Ou seja, vemos que as pessoas estão se programando para viajar e analisando prováveis lugares que geram menos custos, porém que ofereça uma experiência extremante prazerosa. Claro que com esse comportamento, nós tivemos que nos adaptar. E por conta disso, passamos a oferecer pacotes mais enxutos e que se adaptasse à necessidade do turista”, conta.

 

Diante de um cenário de incertezas, a franquia se manteve estabilizada, e conquistou um crescimento de 15% neste primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Negócios não param

 

A geração de negócios também não para. Nesse quesito a Encontre Sua Viagem também apresentou progresso. O empresário acredita que a alta do desemprego vem contribuindo para essa questão. Ele explica que diariamente acompanha interessados que buscam por franquias baratas e lucrativas para alcançarem uma renda mensal ao fim do mês.

 

A alta do desemprego vem impulsionando a abertura de negócios. O mercado está difícil, poucos conseguem vaga de emprego. Com isso, o brasileiro visualiza nas franquias uma oportunidade de renda. E o turismo, por ser um segmento que está sempre em alta, acaba sendo uma das principais escolhas. Esse ‘sucesso’ dá mais segurança para o investidor”, explica.

 

Índices

 

De fato o desemprego ainda é uma realidade por aqui. No primeiro trimestre desse ano foi registrada uma média de 12,9%, de acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice subiu em relação ao trimestre anterior (12,2%), porém, apresenta uma melhora na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (13,6%). Apesar de ser uma notícia boa, o porcentual de crescimento ainda é muito pequeno, o que justifica o crescimento de negócios por necessidade.

 

Negócio de baixo investimento

 

A marca Encontre Sua Viagem possui modalidades de negócios com foco apenas em microfranquias. Na modalidade home office, o investimento é de R$7 mil, inclusos capital de giro e taxa de franquia; o prazo de retorno é a partir de três meses e lucratividade de R$3 mil a R$7 mil. Já o modelo Loja Física, o investimento é de R$40 mil, somados a taxa de instalação, capital de giro e taxa de franquia, prazo de retorno a partir de 12 meses e lucratividade de R$15 mil.

 

Mesmo ambas sendo relativamente do mesmo parâmetro (micro), Henrique conta que a franquia home office vem sendo a aposta do público investidor. “Hoje 80% da nossa rede é composta por essa modalidade. Vimos nesses últimos tempos, um crescimento muito grande nesse sentido. Das 55 franquias vendidas em 2018, 45 são home”, falou.

 

baixo investimento somado aos custos reduzidos são os maiores propulsores da venda dessa modalidade. Segundo Henrique, diversos gastos podem ser drasticamente reduzidos, como: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte, etc. “Os custos essenciais são mesmo com internet e telefone. O que é bem pouco comparado a um local que exige mais estrutura. Para quem está precisando de dinheiro, é a garantia de comida à mesa e contas acertadas”, finaliza.

 

 

 

Sobre a Encontre Sua Viagem

Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia especializada em turismo possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio, Loja Física e Home Office, a franquia oferece desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$7 mil já é possível se tornar um franqueado.

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