fbpx

AS 50 MAIORES FRANQUIAS NO BRASIL

Quem são as 50 maiores franquias do Brasil e qual é o perfil dessas redes

Janeiro 2018

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou estudo sobre as 50 Maiores Franquias no Brasil por unidades. Com mais de 1.100 associados, a análise se baseia exclusivamente nas marcas associadas, e é realizado a partir das informações atualizadas no banco de dados da entidade.

Os dados são auditados eletronicamente e a fidelidade desses dados usando parâmetros e regras para o input das informações (como busca de CNPJ válido, CEP etc). 

“Nesta terceira edição, podemos acompanhar o desempenho das maiores redes de franquias no Brasil. As redes sustentaram sua taxa de expansão, o que fez com que a nota de corte pelo número de unidades sofresse uma alteração (a 50ª no ranking , hoje, tem 301 unidades, e no estudo anterior figuravam entre as maiores, redes com menos de 300 unidades). Temos exemplos de redes que, inclusive, quase dobraram de tamanho. O estudo mostra, ainda, o crescimento na participação dos segmentos Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços e Outros Negócios; e Hotelaria e Turismo”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.

As 10 mais

A rede O Boticário manteve a liderança com 3.724 unidades, a exemplo dos últimos dois anos, 2016 e 2017, com um patamar de mais de mil unidades distante da vice-líder. O segundo lugar também foi preservado com a rede AM PM Mini Market, com 2.493 pontos de operação, aumentando em número de unidades em relação ao ano anterior.

Ainda no segmento Alimentação, o McDonald’s assumiu o terceiro lugar ao totalizar 2.289 pontos de venda (com um aumento de mais de 10% em sua taxa de expansão). A Cacau Show ficou na quarta colocação, totalizando 2.232 unidades.

A Subway, detentora de 2.094 operações, volta a participar do ranking. As redes Jet Oil (Serviços Automotivos), Kumon (Serviços Educacionais),  CVC Brasil (Hotelaria e Turismo), Wizard by Pearson (Serviços Educacionais) e BR Mania (Alimentação) fecham o ranking das 10 mais, em ordem decrescente.

Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos), que subiu de 21º para 15º lugar neste ano, crescendo 66%. A Seguralta- Bolsa de Seguros (subiu 5 posições), a CVC Brasil, do 11º para o 8º, e a Chiquinho Sorvetes, do 30º para o 27º. 

Ingressaram nos grupo das 50 Maiores, as redes Clube Turismo (Hotelaria e Turismo), em 26º no ranking, a Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 29º, Help! Loja de Crédito (Serviços e Outros Negócios), em 40º e JanPro (Limpeza e Conservção), no 44º lugar.

Segmentos de atuação

Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores manteve em destaque Alimentação (18 redes) ou 36% delas. Serviços Educacionais (8 redes), e Saúde, Beleza e Bem-Estar (7 redes). “Levando-se em conta o crescimento por unidades, as redes de Alimentação mantiveram uma expansão contínua. Também ressalto a recuperação de Hotelaria e Turismo, um dos mais impactados durante a crise, mas que soube reagir e o bom desempenho de franquias da área administrativa, como meios de pagamento, seguros, crédito e outros, que impulsionaram todo o segmento de Serviços e Outros Negócios”, explica o presidente da ABF.

Dados ABF 2018

Novos formatos e inovação

Reforçando o que já vinha sendo demonstrado em outros estudos da ABF, as 50 mais continuam investindo na implantação de novos formatos. De acordo com o levantamento, entre 2017 e 2018, enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu de 91% para 88%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações home based – passaram de 9% para 12%.

Além disso, 92% das redes do ranking, focaram no investimento em inovação nos últimos quatro anos, dados levantados por outro estudo da entidade. A prática da inovação se evidencia nos processos, na gestão, nos produtos, nas parcerias e modelos de negócio, na abertura de novos pontos de venda diferenciados, enfim, em várias frentes.

Confira as 10 maiores franquias em operação no Brasil por número de unidades:

as 10 maiores franquias do brasil
Fonte: Associados ABF

Veja a lista completa das 50 maiores 

Fonte ABF 2018

Deixe uma resposta