5 dicas de marketing digital para sua franquia se destacar na web

Para expandir uma franquia é necessário utilizar não apenas boas técnicas de negócios, mas também mecanismos que favoreçam um maior alcance do público-alvo. Como sabemos, a compra de uma franquia demanda muita troca de informação e hoje a grande maioria das pessoas se informa primeiro na internet.

Se o seu objetivo é expandir sua franquia, é essencial demonstrar conhecimento da empresa tanto sobre o negócio em si quanto sobre o mercado onde está inserido!

Mas… como informar melhor? Aqui vão as 05 dicas para se destacar na web utilizando o marketing digital e, assim, alcançar os seus futuros franqueados!

01 – Tenha um site com domínio próprio

Com um domínio próprio, ou seja, seu nome na internet, você se torna mais relevante para o Google e passa mais autoridade e respeito para quem olha, tanto para o site quanto para os e-mails recebidos. Por exemplo, qual e-mail você acha que passa maior credibilidade para o público, “nome.sobrenome.123@UmServidorQualquer.com” ou “contato@SuaEmpresa.com.br”? Isso mesmo. A segunda opção.

Para obter um domínio “.br“, primeiro você deve verificar a disponibilidade do nome junto ao Registro.br. Algumas vezes o domínio “.com.br” pode já estar registrado, mas dependendo do seu negócio pode haver alternativas, como “.arq.br” para arquitetos, por exemplo. No próprio site do Registro.br você pode efetuar a compra do domínio!

Ainda durante o processo de avaliação de como será seu domínio, é interessante conferir a disponibilidade desse mesmo nome nas Mídias Sociais. Isso trará uma alinhamento na sua identidade web, para que uma vez aprendido o nome de um dos seus canais, os outros também sejam lembrados.

Além disso, o Google oferece ótimas ferramentas para ajudar na presença web do seu negócio. Uma delas é o Google Business View, fundamental quando alguém busca pelo nome de uma empresa, porque possui prioridade de exibição, ficando, muitas vezes, acima da busca orgânica.

02 – Torne-se uma autoridade

Na internet, o ideal é que seu site seja a maior fonte de informação sobre sua área de atuação. Assim, sempre que seu público procurar algo relacionado ao seu negócio, ele encontrará algum dos canais da empresa (site ou Mídias Sociais), aumentando a autoridade do seu negócio sobre esse assunto!

Para isso, é importante que você conheça seu público e saiba distinguir quem quer comprar seus produtos ou serviços e quem quer comprar seu negócio. Eles têm comportamentos e interesses diferentes, então, é preciso deixar áreas separadas do site para esses dois públicos distintos, e, de preferência, um site para o seu consumidor e um outro site com um blog específico para o potencial franqueado.

Assim você comunicará todo o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo e também fornecerá ao seu público-alvo conteúdos que sejam muito interessantes para eles, sem falar de promoções da semana para um futuro franqueado, sem taxas de retorno sobre investimento para quem compra seus produtos ou serviços.

Um ponto importante, tratando-se de um sistema de franquias, é que haja apenas um site para toda a rede. Dessa forma, não há disputa territorial dentro do Google entre as unidades e o controle fica com o franqueador. As franquias podem ter mais voz nas Mídias Sociais, onde poderão postar conteúdos mais locais, direcionados e pontuais.

03 – Crie listas segmentadas de e-mails

Se você pensa que o e-mail é uma ferramenta de comunicação ultrapassada, está enganado. Apesar das Mídias Sociais serem muito interessantes, muitas vezes uma postagem passa despercebida pelo público. Já no e-mail, é bem fácil as pessoas, ao menos uma vez por dia, olharem suas caixas de entrada por completo. Sua lista de e-mails, ou lista de leads, é o principal ativo de sua empresa no Marketing Digital.

Além disso, tão importante quanto ter uma lista, é mantê-la sempre ativa, atenta e engajada. Dessa forma, é fundamental criar listas segmentadas para as quais você envia apenas o que pode ser útil ou interessante para aquela segmentação específica.

Se o assunto e o conteúdo do e-mail é relevante para quem o recebe, as taxas de abertura e cliques tendem a aumentar, gerando mais engajamento do que em uma Mídia Social, onde a mesma coisa é dita igualmente para todo o público, sem direcionamento, ou seja, sem segmentação.

04 – Mídias Sociais: Esteja próximo ao seu público

Estar presente nas Mídias Sociais é primordial para ficar próximo ao seu público.  Em geral, para sua franquia –por mais que seu franqueado também tenha perfis nas Mídias Sociais–, é importante que tenha um perfil maior, ao qual os perfis das unidades locais se conectam. Mas em quais mídias sociais vale a pena estar presente?

Como já falamos anteriormente, é preciso conhecer o seu público e analisar seu comportamento. O consumidor de moda, por exemplo, pode utilizar o “InstaStories”, no Instagram. O consumidor literário pode estar no Medium. O consumidor da decoração pode preferir o Pinterest. Já os empreendedores que pensam em ter uma franquia do negócio dele podem estar noLinkedin. Sem falar que o Facebook é uma rede social utilizada tanto por empresas quanto para utilização pessoal.

Você não precisa estar em todas as Mídias Sociais, mas deve pensar no público com quem está falando em cada uma das redes que julgar ser interessante ao pensar na sua audiência. Outro ponto importante é manter os canais escolhidos vivos, sempre atualizados com conteúdo relevante. Um canal “abandonado” pode passar uma má impressão, então é melhor ter uma Mídia Social bem ativa do que cinco perfis com a última postagem de meses atrás.

05 – Invista em Mídia Paga

Utilizar uma Mídia Paga é muito mais do que fazer uma mera publicidade na internet. É utilizar estratégias para que seus conteúdos alcancem um público maior e, ao mesmo tempo, mais específico! A construção de uma presença e autoridade na web demanda tempo, mas com uma boa estratégia de anúncios, do dia para a noite você pode ver aumentar o número de visitantes em seus canais.

Um ponto importante é que seus anúncios levem os usuários para as páginas específicas chamadas landing pages, as quais o anúncio faz referência. É muito negativo levar quem buscou por informações sobre da sua franquia, vindo através de um anúncio, para uma promoção de compra ao invés de ir para uma página específica sobre o assunto, não é mesmo?

Tenha em mente que é importante tudo remar para um mesmo sentido. Deve haver uma ligação entre as campanhas de mídia paga, os e-mails para quem se converter em lead (deixar cadastro nas landing pages) e os conteúdos, fazendo tudo convergir de forma integrada e sistêmica. Planejar é preciso e precioso!

Concluindo

Marketing Digital é fundamental para o fortalecimento e reconhecimento da sua franquia. Com ele você pode alcançar muito mais clientes, que começam na web e repercutem em vendas reais, especialmente a venda de uma franquia – por precisar de uma quantidade maior de informações – a um menor custo e sem limitações geográficas.

Por isso, ter uma presença web efetiva, listas de e-mails segmentadas por perfil de público, um bom conteúdo, estar nas mídias sociais certas e anunciar de modo inteligente é primordial para o sucesso de franquias na web!

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