fbpx

Cinco dicas para investir com segurança em franquias

Empreender seu primeiro negócio é mais seguro quando o investidor opta por uma franquia, mas, mesmo com toda a segurança que o segmento oferece, existe um passo a passo para minimizar desvios nesse caminho

O mercado de franquias oferece uma gama de possibilidades para empreender com a segurança de iniciar um novo negócio que já foi experimentado e testado. Investir em franquias é muito mais seguro e minimiza a possibilidade do negócio passar por dificuldades e pelos problemas de gestão que muitas vezes novos empreendedores custam a assimilar,principalmente nos primeiros anos de operação.

Aquele período de ajuste inicial, quando a equipe se ajusta ao dia a dia do negócio,ao perfil do cliente da região, aos horários e dias de maior ou menor movimento, enfim, tudo é tentativa e erro, e vai se ajustando com o tempo e a experiência. O problema é que, muitas vezes, a saúde financeira do empreendimento não tem tempo para sobreviver a esse período inicial. A boa notícia é que em se tratando de franquias isso dificilmente ocorre. Todo o know-how que o franqueador acumulou é transferido para a nova unidade franqueada. Os ajustes já são previstos e as soluções já estão calculadas.

Quando o empreendedor vira franqueado, ele opta por uma operação já testada. A franqueadora já entrega a franquia com o ‘bê-á-bá’desses primeiros meses do negócio. O treinamento inicial é fundamental para definição do sucesso do novo negócio. Por esse motivo, é fundamental analisar e conferir se o programa de treinamento da franqueadora que você escolheu é realmente sério, tanto no conteúdo inicial, quanto no permanente. Sim, treinamento é atemporal e tem de ser contínuo.

Assim, o passo a passo para que a escolha de sua franquia seja a mais adequada passa diretamente pela qualidade do treinamento aplicado pela rede, além de iniciar pela análise do seu perfil empreendedor.  Os especialistas resumem esse caminho em duas palavrinhas mágicas: pesquisa e conversa (com as pessoas certas….).

Segundo Laura Lopez, sócia, e uma das fundadoras da rede Turquesa Esmalteria, “o foco na excelência nos serviços prestados pela rede é um dos pilares do sucesso da marca. Somos a primeira rede franqueadora do segmento a lançar marca própria de produtos e temos na qualidade uma missão. Além de garantir tecnologia de ponta nos produtos com nossa grife, montamos nosso Centro de treinamento para qualificar profissionais em técnicas e procedimentos que diferenciam nossos serviços. Esse é um dos diferenciais que fazem com que nossa rede tenha o retorno e reconhecimento do nosso maior termômetro, nossos clientes”.

A Turquesa Esmalteria tem colhido os resultados dessa missão. “A lucratividade do negócio está entre 25 e 35%. Números que comprovam a performance do segmento que é maior do que a maioria dos outros setores no franchising. Nossa rede tem crescido em faturamento acima de 10% ao mês”, comemora a empresária, que revela ainda que o segmento não apresentou retração, mesmo em períodos de crise.

OS CINCO PASSOS PARA ESCOLHER SUA FRANQUIA

1-escolha um segmento em crescimento

2-fale com os franqueados da rede

3-analise a qualidade do treinamento que o franqueador oferece

4-pergunte para si mesmo se você vai ser feliz trabalhando com esse negócio

5-planeje antes e desenhe seus objetivos junto com o franqueador. Vocês são um time!

CONHEÇA A TURQUESA ESMALTERIA