fbpx

Como ter uma franquia de sucesso!

Especialistas normalmente listam variáveis que podem contribuir para o sucesso de um empreendimento. Os itens podem variar, mas a receita de sucesso que trouxemos para nossos leitores ‘online’ é baseada em dois ingredientes que não falham: gestão rígida do negócio e atendimento diferenciado.

Aline Tejada trabalhou como coordenadora de recursos humanos, durante 13 anos.  Apesar de lembrar com muita satisfação de sua experiência corporativa, foi como empresária que atingiu sua realização profissional. Além de manter sua vocação para gestão de pessoas, os desafios que experimentou como empresária, a disponibilidade em administrar seus horários e garantir aos dois filhos atenção e tempo, foram fatores que agregaram muito à sua vida. Além do aumento de mais de 30% em seus rendimentos mensais.

O caminho para o empreendedorismo

O ano era 2015, foi quando Aline reuniu recursos e investiu em um negócio. Manteve-se no cargo onde atuava em paralelo, para diversificar seus rendimentos e planejar o início de sua aposentadoria. Abriu uma esmalteria, e como não tinha experiência como empreendedora, optou por uma franquia, pois o know-how transferido pela franqueadora e o treinamento, garantiam mais segurança para seu investimento. A marca que a atraiu para a empreitada foi a Turquesa Esmalteria, rede do segmento de beleza que atua há mais de sete anos como franquia e soma mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e até fora do país, na Bolívia.

A empreendedora Aline Tejada

O modelo de negócio chamou a atenção da nova empresária por causa do branding exclusivo da marca e do foco em atendimento diferenciado.Outro fator que foi decisivo foi a proximidade que tinha com as franqueadoras.“Os outros modelos de negócio que pesquisei eram muito engessados, o fato de poder dividir experiências com as donas me passou a segurança de que poderia sempre somar para o sucesso do negócio”, conta a empreendedora.

 Mais tarde, a diversidade de serviços, com a implantação de novos nichos de atuação e da qualidade da gestão do negócio. Foi assim que a unidade Turquesa Esmalteria, no bairro Higienópolis em Porto Alegre-RS.

O investimento inicial da franqueada foi por volta de R$100mil. Valor que somou a reforma, capital de giro, taxa de franquia e equipamentos.Sua unidade tem 80 m2.  Aline lembra que durante o primeiro ano, dividia seu tempo entre a franquia e sua vida corporativa. Foi quando resolveu assumir a operação que encontrou seu ponto de equilíbrio. E, nesse momento, a unidade começou a prosperar. “Persistência e gestão são fundamentais. Mas o foco na operação faz toda a diferença”, relembra.

Gestão rígida

A empresária leva à risca a gestão financeira de seu negócio,o lucro da unidade sempre é reinvestido e o capital de giro é preservado mês a mês. “Tenho uma retirada, e mantenho meu negócio saudável, sem misturar minhas finanças pessoais com as da pessoa jurídica. Tive todo um treinamento focado na gestão da unidade. Além disso, fiz consultoria com o SEBRAE, recomendo, mas oque é fundamental para o sucesso é a disciplina financeira”, reforça.

Atendimento e serviços diferenciados

“O modelo de negócio da Turquesa Esmalteria tem como diferencial o atendimento e a experiência diferenciada que as clientes têm em nosso espaço. Essa foi uma das características da operação que me chamou atenção na escolha da marca”, afirma Aline.

Sua unidade é um sucesso dentro da rede. Iniciou o negócio com apenas três manicures, serviços de embelezamento do olhar,massagem e depilação. Um ano depois, reinvestiu, implantando o Projeto Camarim,um espaço exclusivo e reservado para cuidar somente dos cabelos. Em quase quatro anos de operação, a unidade tornou-se referência na cidade também em alongamento de unhas, com 10 profissionais qualificadas. “Atendemos,hoje, em média 1400 clientes durante o mês, com um ticket médio de R$150”, revela.

Resultado de imagem para turquesa esmalteria
Turquesa Esmalteria – Unidade Tatuapé

A empresária confessa que pretende ampliar ainda mais seu negócio, meta que coloca em médio prazo. E deixa um recado, “para ser um empreendedor, o principal é ter uma boa reserva inicial. Ser rígido na gestão de seu capital de giro, pois existe o tempo de maturação do negócio. Além disso, é importante apostar em uma equipe sólida, pois ninguém chega ao sucesso sozinho. Principalmente quando excelência no atendimento é diferencial para seu sucesso”, finaliza.

Saiba mais sobre a Turquesa Esmalteria