fbpx

Mercado brasileiro de franquias cresce 7% em 2018

Franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentaram um crescimento de faturamento na ordem de 6,3% no ano passado, de acordo com balanço anual publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento total do setor foi de R$ 31,9 bilhões em 2018 e o número de novas unidades inauguradas subiu 5,4%. O mercado brasileiro de franquias movimentou R$ 174,8 bilhões nesse mesmo período, um crescimento de 7,1% quando comparado ao resultado de 2017.

Ainda de acordo com o balanço da ABF, franquias que atuam no mercado de saúde, beleza e bem-estar ganharam importância junto ao mercado consumidor devido a fatores como o aumento da longevidade da população e a crescente preocupação com saúde e bem-estar, em diferentes faixas etárias. Nos anos anteriores, já havia uma tendência de crescimento devido a esses mesmos aspectos.

A ABF também fez um estudo das expectativas do mercado para o biênio 2019-2020. O cenário é otimista, com crescimento previsto de 8% a 10% no volume de faturamento e de 5% a 6% no volume de unidades em operação. 

revista franquia serviços para terceira idade

O mercado das microfranquias, que englobam investimentos em torno de R$60 mil, tem consolidado novos negócios de sucesso e garantido resultados positivos em diversos segmentos. 

A rede Home Angels – Cuidadores de Pessoas, é um exemplo. Uma das quarto marcas do Grupo Zaiom, pioneiros e precursores em modelos de negócio de baixo investimento e alta rentabilidade. Introduziram no Brasil o conceito das microfranquias e são detentores, também, das redes Dr. Faz Tudo, Dr. Jardim e Tutores. O Grupo possui mais de 300 unidades ativas em todo o país.