fbpx

Microfranquias que faturam como ‘gente grande’

Investir pouco e faturar mais de $30 mil por mês é possível. Veja a história de sucesso de microempreendedores que mostram como fazer

Ele era funcionário de carreira da Caixa, onde trabalhou por quase 20 anos. Em 2009, optou por empreender. Wagner Lodos, foi o primeiro franqueado da rede Home Angels, maior rede de microfranquias de cuidadores de pessoas do Brasil, e trilhou um caminho diferente do convencional. Atingiu resultados além dos esperados. Ele é franqueado da unidade Vila Mariana, em São Paulo, capital.

Wagner lembra que quando teve a necessidade de um serviço especializado para seu sogro, percebeu a demanda que o mercado tinha. Foi quando conheceu a Home Angels. Na época, a aposta era em uma microfranquia de baixo investimento com alta lucratividade. Mas o resultado foi diferente do plano inicial. Investiu $10 mil, o trabalho iniciou em home office. Em 10 anos, o faturamento aumentou em cinco vezes. E a meta é que nos próximos anos o crescimento seja do aumento de contratos em 10% a 20%, no mínimo.


Foi o primeiro
Microfranqueado
Home Angels e hoje já
aumentou em mais de cinco vezes seu faturamento. “Minha franquia tem possibilidades infinitas”


Desde o início, seu faturamento aumentava entre 20% a 30% anualmente. “Meu planejamento sempre foi crescente. Até 2016 o gráfico se manteve. Mesmo nesses últimos três anos que a economia estagnou, meu número de contratos ficou estável e, hoje, voltei a crescer”, garante.
Segundo o empresário, estudar o mercado e focar no trabalho é a receita. Entender como funciona o mercado é o caminho para trilhar o sucesso. Wagner sabe que contribuiu muito com a rede, já que foi o primeiro a operar uma unidade. Mas garante que o apoio e o suporte do Grupo Zaiom, pioneiro no segmento de microfranquias no Brasil, foi determinante para seu resultado. O grupo é líder nacional em microfranquias. São mais de 300 unidades no país, é detentor das marcas Home Angels, Dr. Faz Tudo e Dr. Jardim.
Hoje, com a cautela de um investidor moderado, ele amplia seus serviços integrando os novos nichos que a rede lançou. “A Home Angels é uma franquia de baixo investimento, com possibilidades infinitas. É um mercado crescente, o Brasil é o segundo país cuja população idosa aumenta de forma exponencial. Não somos mais um país de jovens, e necessitaremos cada vez mais de serviços especializados para a terceira idade. Eles são 80% dos assistidos na minha unidade”, garante o empreendedor.

Novos voos

O mercado abre novos nichos, conforme o franqueado, “estamos treinando nossa equipe de cuidadores AT (Acompanhante terapêutico – que atendem dependentes químicos, depressão, transtornos bipolares, síndromes do pânico e ansiedade, estresse pós-traumático, autismo, esquizofrenia e fobia social). Estas são as doenças desse novo milênio. Um mercado em expansão e a oportunidade para ampliar nossas metas de crescimento”, completa.

O recado que o empreendedor deixa é que no começo, são 24 horas por dia de trabalho, mas o resultado vai além do esperado.

Em busca de qualidade de vida

Na mesma linha de Wagner, mas em um outro segmento de atuação, conhecemos a história de sucesso de Saulo Chidichimo de Siqueira. Franqueado Tutores da unidade de Americana, interior de SP. A Tutores Educação Multidisciplinar é a primeira franquia brasileira voltada para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. Hoje a rede vai além da tutoria para jovens e crianças, e atende até a terceira idade na inclusão digital.

Saulo trabalhava como professor de química, especializou-se em psicopedagogia, até atingir o patamar de gestor escolar. Foram 13 anos. Optou pelo caminho do empreendedorismo. O gatilho que levou o empresário a migrar para um negócio próprio foi à busca pela qualidade de vida, pois morava em Americana, mas trabalhava em uma cidade próxima, “precisava conviver mais com meus filhos e minha família, isso me impulsionou a abrir meu próprio negócio, e a segurança que senti ao conhecer a operação da Tutores. Encantei-me pela filosofia do atendimento, e com a proposta do trabalho”, relembra.

Em busca de
qualidade de vida,
ele mais que dobrou
o faturamento
de sua unidade,
focando nas
parcerias certas

Investiu $50 mil, em uma unidade já em andamento. Fez o negócio prosperar e triplicou o faturamento fechando novas parcerias com as escolas da região. Fez seu faturamento performar e atingiu, em pouco tempo, seu ponto de equilíbrio chegando além das metas. É franqueado desde 2017.

Mantém as metas de superar em 30% seu semestre anterior. Trabalha com planejamentos semestrais e tem alcançado os resultados. Revela que foco é o cliente, que tem sido seu principal meio de divulgação para cada vez mais ocupar seu espaço na região. Reinveste em torno de 10% de seu ganho no próprio negócio.

Segundo o franqueado, o apoio da franqueadora foi fundamental, treinamento contínuo e o trabalho em conjunto que teve com o suporte da rede foi decisivo para seu sucesso. “Como empreendedor é importante ter em mente o acolhimento, como forma de entender o mercado. Os nossos alunos, as famílias, nossos parceiros, nossa equipe e a franqueadora, somos uma família, e é esse o caminho para mantermos nossos resultados”, finaliza.

Deixe uma resposta