fbpx

De olho nos novos formatos

Para abrir uma nova franquia, é muito comum iniciar sua pesquisa buscando por uma franquia barata, para diminuir o risco, ou por aquelas franquias que deram certo, mas hoje, uma dica importante é focar nas redes que inovaram em formatos de negócio criativos ou mais operacionais.

Os números comprovam. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou uma pesquisa que traz informações sobre o total de unidades do setor que cresceu 5,2% em 2018, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no País. O ritmo de crescimento foi mais do que o dobro da variação registrada entre os anos anteriores, 2016 e 2017. 

Chamaram a atenção, justamente, os lançamentos e as marcas que criaram opções com novos formatos e modelos de negócios. Outro destaque importante foi 
a expansão para fora das grandes capitais e a maior disponibilidade de pontos comerciais a um custo mais competitivo. Esses foram os principais fatores que alavancaram os índices.

A taxa de mortalidade das operações caiu. Em 2017, o índice medido foi de 5% e em 2018, baixou para 3,9%. Já em número de redes, o ano passado encerrou com um incremento de 1,1%, totalizando 2.877 marcas atuantes no mercado brasileiro de franquias. Pode-se destacar novas marcas nacionais, ou seja, grandes empresas aderindo ao sistema e, também, redes franqueadoras lançando novas marcas ou novos formatos.

Qual segmento de negócio foi destaque?

Em 2018 houve aumento na receita de todos os 11 segmentos identificados pela ABF. O segmento de Alimentação continua sendo o mais expressivo no Brasil. No último ano registrou uma variação de 7% no faturamento e de 5,9% no número de unidades. Moda, por sua vez, registrou um aumento de 4,9% no faturamento e 7,6% no número de unidades. Limpeza e Conservação também cresceu 2,4% no faturamento e 5,2% no número de unidades. Veja, abaixo, a lista completa, por segmento de negócio.

Deixe uma resposta