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EMPODERAMENTO FEMININO

Um dos mais importantes caminhos para o empoderamento feminino é o empreendedorismo. E, quando o foco nesse ‘empoderamento’ faz parte do diferencial do negócio, a soma só pode ser muito positiva. As sócias Cláudia Kiriyama e Laura Lopez, pessoalmente, já são cases que inspiram, e, à frente da rede Turquesa Esmalteria & Beleza, colocam em prática a declaração que está no propósito da marca: ‘Buscamos empoderar pessoas levando-as a acreditarem na própria beleza’

Dados do Sebrae mostram que o número de mulheres empreendedoras aumentou em 34% nos últimos 15 anos, chegando à marca de cerca de 8 milhões. Outro termômetro foi a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor que revelou, em seu último levantamento nacional (2017/18), que 51,2% das pessoas que iniciaram seus negócios são do sexo feminino. E, pelas dificuldades históricas, segundo estudos da ONU, qualquer movimento que fortaleça as mulheres e sinalize para igualdade de gêneros é transformador para a sociedade.

As mulheres, donas de seus próprios negócios, franqueadas atuantes em redes fortes, criam seus espaços, divulgam suas ideias e crescem em independência, propagando e fazendo o mundo aprender um novo status.
Fica claro, então, que empreendedorismo e empoderamento estão muito ligados. O franchising é um canal poderoso para essa propagação
virtuosa. E o Brasil é um dos países em que as mulheres mais empreendem, conforme essa mesma pesquisa, destacam-se em setores como prestação de serviços e à frente das pequenas e médias empresas do país.


Beleza e empreendedorismo

‘Seu lugar de empoderamento’, este é o slogan da rede Turquesa Esmalteria & Beleza. A marca foi idealizada e desenvolvida por duas ex-executivas, Cláudia Kiriyama e Laura López, que trouxeram de sua experiência em
grandes empresas no mundo corporativo, a inspiração das melhores práticas de gestão, processos, sistemas e o foco na excelência no atendimento como o grande diferencial da operação. E, elas se conheceram e uniram suas forças em um dos grupos que é referência
nesse quesito, os Laboratórios Fleury.
As empreendedoras estudaram vários segmentos antes de investir em um novo negócio, e encontraram nos números da beleza o terceiro maior mercado consumidor do mundo (o Brasil perde somente para Japão e EUA). No caso de esmaltes, o Brasil fica em segundo lugar como mercado consumidor mundial. “É um setor que oferece alta rentabilidade e uma oxigenação constante com lançamentos de produtos e serviços, além
de ser um serviço recorrente, o que garante constância às nossas
unidades”, afirmam.

Cláudia Kiriyama, sócia da Turqueza Esmalteria & Beleza


Desenharam, há cinco anos a marca que nasceu como uma franqueadora
de esmalteria e amadureceu para o cuidado com cílios, sobrancelhas, depilação, estética, maquiagem e cabelo. “Essa ampliação do cardápio de opções foi uma exigência do mercado. Nossas clientes queriam experimentar a qualidade de nosso atendimento também nos outros serviços que consumiam na área da beleza. Mesmo assim, na abertura de uma nova unidade, normalmente somos cuidadosas e instruímos nossas franqueadas à iniciarem sua operação pelo modelo esmalteria e sobrancelha, para conhecer bem o público de sua região. Estes serviços são a porta de entrada para trazer novos clientes. E, quando a carteira
de clientes já fica mais fiel, sugerimos que a unidade amplie sua atuação com investimento em novos equipamentos e pessoal”, explicam as empresárias.

A rede, hoje, já conta com 60 unidades em todo o território nacional e na América Latina.

Oportunidade de negócio e inovação


As unidades da Turquesa Esmalteria já operam com foco no consumidor 5.0 e investem no marketing imersivo, trazendo a cliente para participar do processo do atendimento.
Antes, segundo as franqueadoras, elas recebiam insights do sensorial (cheiros, sabores sons, massagem, ambiente estrategicamente planejados). Agora, a proposta é dar um passo além e fazer essa consumidora interagir na escolha imersiva das cores do esmalte. “A proposta envolve uma roleta de cores  que relaciona os tons com ‘as mulheres que admiramos’. São 24 cores com nomes de mulheres que marcaram a história da humanidade.

Assim, a escolha pode ser mais lúdica, com a brincadeira da roleta, ou pode ser feita em uma bolacha de acrílico, que mostra exatamente a cor que o esmalte oferece quando aplicado na unha, eliminando o ruído com embalagens, marcas ou escolha errada entre a expectativa e a realidade da cor aplicada. A interação é mais agradável e a escolha mais segura. Esse será outro diferencial que a rede está implantando”, comemoram as empresárias.

Outra inovação, é o lançamento do modelo de negócio mais enxuto voltado para espaços comerciais indoor. “Nos últimos meses, a demanda para implantação de unidades em shopping foi muito grande. Como o custo de ocupação era muito alto, essa não era nossa estratégia, mas, em contrapartida, fizemos alguns estudos e o ganho com a visibilidade da marca nos forçou a encontrar a equação ideal.

Adaptamos nosso modelo de negócio para um custo operacional mais
enxuto e lançamos o formato quiosque. O investimento é ‘chave na mão’ e o empreendedor não gasta com instalações ou reformas”, contam.
A rede já está em negociações com várias operadoras de shoppings para decidir onde serão as primeiras unidades quiosque. O serviço será altamente especializado, – alongamento em fibra e gel, blindagem de unhas,
esmaltação em gel e a tradicional, que usa redutor de cutículas e método de cutilagem a seco, preferencialmente.

A rede também lança a marca de produtos TURQUESA que será o
material exclusivo nos quiosques. A linha de produtos é de alta qualidade e oferece toda a tecnologia de ponta desse segmento. São esmaltes, redutor de cutículas e produtos de tratamento. “Nossa ideia é seguir as tendências de cutilagem natural, e usar métodos e material diferenciado nas unidades quiosque, que vão trabalhar exclusivamente com nossos produtos. E, as profissionais terão capacitação diferenciada em um centro de treinamento
próprio. Esse será o nosso diferencial de serviços nessas unidades”, reforçam as empresárias.
Segundo as franqueadoras, a gestão do modelo de negócio quiosque Turquesa é mais simples, assim, esse investidor não necessariamente
será o operador do negócio.
O gestor que pretende abrir várias unidades, sem operar na linha de frente suas unidades, pode somar vários quiosques e gerir remotamente suas multiunidades. Já na operação de uma loja, esse perfil não é o ideal. Nesse
caso, o franqueado, normalmente, tem mais sucesso sendo o operador presente em suas unidades.
Para abrir um quiosque Nail Spa da Turquesa Esmalteria, o investimento total é de R$92 mil. Já para abrir uma unidade loja, somados os custos de instalação, o investimento inicial pode chegar até a R$100 mil, dependendo das condições do local a ser reformado. O prazo de retorno do investimento, em média é de 18 meses, e o ponto de equilíbrio costuma chegar em seis
ou sete meses, normalmente.